Guia Completo: Comprando o seu imóvel em 12 passos

usando_vertra
Saiba tudo que te espera na compra do seu próximo imóvel.

Comprar um imóvel e ter seu espaço no mundo é sonho de muita gente, mas a compra desse bem vai muito além de ter o dinheiro e ver anúncios na rua. Sendo assim, para ajudar pessoas como você, preparamos um resumo do fluxo do processo da compra de um imóvel em forma de linha do tempo, desde a vontade de comprar até os primeiros momentos na casa nova, para te ajudar a não passar nenhum perrengue em cada uma dessas etapas.

Veja abaixo um pouco mais sobre cada uma dessas etapas e saiba onde procurar e o que fazer.

Não há certo ou errado para essa decisão, mas sim o que mais combina com você, com seu perfil de investidor e com sua capacidade de gestão financeira. Recomendo a você assistir a este vídeo do canal Primo Rico ou este do canal Me Poupe! para entender um pouco mais sobre essa decisão e o que se encaixa melhor com você.

Capacidade Financeira

Caso tenha optado por comprar, você deve, nesse momento, verificar qual o seu Potencial de Compra. Basicamente, você vai informar quanto possui para dar de entrada e qual quantia tem disponível por mês para cobrir as parcelas do pagamento. A partir destas informações é possível saber qual o máximo valor seu imóvel pode ter para que você consiga comprar. Na plataforma da Vertra você tem acesso a uma calculadora que te dá essa resposta.

Pesquisar Imóveis

Agora que você já sabe qual o limite você possui para comprar seu imóvel está na hora de começar as pesquisas. Eu te recomendo anotar tudo o que é indispensável pra você antes de começar a pesquisar, isso vai te ajudar a filtrar melhor os imóveis que atenderão suas necessidades no seu dia a dia. Leve em consideração as características do imóvel, do condomínio e do bairro ou região pretendida. Em seguida, faça suas buscas em portais imobiliários, lá você encontra uma maior quantidade e variedade de opções. Eles reunem imóveis de diversas imobiliárias e costumam ter sites mais completos e mais fáceis de mexer. Por outro lado, como há milhares de imóveis disponíveis te recomendo filtrar o máximo possível para não perder tempo naquilo que não combina com você e não vai te interessar. Pegue aquelas anotações que você fez e as selecione no filtro de pesquisa. O ideal é sobrar uma quantidade que você consiga passar o olho sobre todos, aqui eu costumo deixar um total de 50 a 100 imóveis, já com tudo que eu quero.

Lista de Favoritos

Depois te filtrar o máximo e deixar apenas aqueles que fazem sentido pra você, é hora de favoritar os seus preferidos. Desses 50 ou 100 imóveis que você olhou, faça uma última qualificação a fim de selecionar aqueles que você realmente adorou e quer obter mais informações ou fazer uma visita. Aqui o número deve variar entrar entre 10 e 30 imóveis, mais que isso você não vai dar conta de visitar e lembrar de tudo que viu. Anote as informações que ficaram pendentes dos seus favoritos e veja com o corretor ou com o vendedor no dia da visita para não deixar dúvidas. 

Visitas

Agende suas visitas pelo site ou com seu corretor aos seus imóveis selecionados e leve todas as dúvidas e anotações para você checar durante a visita, isso vai te evitar de depois ter que voltar naqueles que mais te agradaram. Aqui a dica é lembrar de conferir o que foge do óbvio, como é a vaga de garagem, como funciona as contas de água, energia e gás no condomínio, se há alguma taxa extra de reforma vigente. Se por acaso esbarrar com um outro morador do condomínio, pergunte o que ele mais gosta e o que ele menos gosta de morar ali, vizinhos, localização, custo, tranquilidade, etc.

Negociação

Depois de analisar todas as suas anotações e escolher os imóveis que você realmente tem interesse em morar, você vai partir para a negociação. É normal que algumas pessoas joguem os preços um pouco pra cima já esperando esse momento, então considere as falhas ou obras que terá que fazer após a mudança, volte a verificar imóveis com perfis parecidos e defina qual o preço você está disposto a pagar por aquele imóvel. Faça a oferta para o corretor ou para o próprio anunciante, dependendo da plataforma que está utilizando. Na negociação, além do preço, outro fator importante é a forma de pagamento, se você tiver o dinheiro à vista, provavelmente poderá fazer uma oferta ainda menor, porém se for dividir ou entrar com algum bem em troca, complica mais a negociação e seu poder de barganha.

Formas de Pagamento

Normalmente, se você está comprando um imóvel direto com a construtora, seja na planta ou já construído, você costuma ter mais condições de pagamento pré estabelecidas (diferentes entradas e parcelas são oferecidas) do que na compra de um imóvel de um anunciante pessoa física, onde tudo deve ser conversado e acordado. Defina a forma que ficará melhor pra você, considerando seus gastos mensais e a quantidade disponível que você já possui no banco.

À vista x Financiamento x Consórcio

A grande sacada dessa etapa aqui é buscar a opção com menor custo. Obviamente se você tem o dinheiro à vista esta será sua primeira opção para ficar livre de qualquer taxa de juros, mas entre o financiamento e o consórcio muita coisa deve ser levada em consideração e eu te recomendo ler essa matéria para entender melhor os dois caminhos. Em resumo, com o financiamento você consegue morar desde o primeiro dia que começa a pagar, mas depende de uma aprovação do banco para conseguir e no consórcio você não depende de uma aprovação, basta comprar a carta de crédito e esperar ser sorteado, mas não pode morar enquanto não chegar a sua vez. O consórcio na maioria dos casos costuma ter um custo final ainda maior que o financiamento, porque em determinado período você terá que pagar as parcelas da carta e o aluguel da sua atual moradia.

Registro do Imóvel

Quando se trata de fila, cartório e papelada é normal bater aquela preguiça, mas o processo pode ser menos complicado do que parece. Claro que se você tem um corretor pra resolver essa parte pra você, use e abuse, a comissão que ele ganha é para te ajudar a resolver burocracias como essa. Mas se você está sozinho nessa talvez você precise de um despachante ou de ler esse material. Em breve escreveremos um artigo exclusivamente sobre isso aqui.

Agendamento dos Pagamentos

Agora que já está tudo pronto e acordado para mudar para seu novo lar, dê uma rápida pausa e se programe para não perder nenhum pagamento. O foco aqui desse etapa é não vacilar e não perder o seu imóvel para o banco e ter seu novo sonho leiloado. Agende os pagamentos no aplicativo do seu banco ou apenas no calendário, só não deixe de anotar e se perder ao longo do tempo.

Preparando a mudança

Agora sim, foco na mudança! Encaixote tudo que irá para a sua nova casa, mas antes de mais nada, vale lembrar que esse é um daqueles bons momentos para rever toda a tralha e lixo acumulado ao longo dos anos e que não te servirá para mais nada. Desapegue, doe, revenda ou jogue fora, casa nova é praticamente sinônimo de vida nova, então já aplique o 5S, Feng Shui ou hábitos minimalistas na mudança e comece essa nova fase da vida ainda melhor do que você já era. Deixarei pra você aqui alguns sites para doar ou revender, mas se você preferir, ofereça para algum conhecido seu que possa ter interesse, o porteiro do seu prédio, sua faxineira ou outra pessoa do seu convívio que você lembrar. 

Primeiras reformas

Agora que esse espaço já é seu, que tal aproveitar o apartamento ainda vazio e fazer algumas reformas? A pessoa que morava antes que você com certeza não tinha as mesmas necessidades que você possui. Talvez você precise ter um escritório, uma biblioteca ou um quarto de jogos para seus filhos. Ou quem sabe apenas queira trocar as cores de algumas paredes, automatizar luzes ou colocar telas nas janelas, a ideia aqui é aproveitar o período de mudança para fazer as adaptações mais urgentes e que poderão te dar mais trabalho quando todos os móveis e peças decorativas já estiverem em seus lugares. Se tiver sem ideias de decoração e personalização veja essa página no instagram ou esse blog. Escolha o que te encanta e veja no Youtube como fazer de forma fácil. Por outro lado, se quiser uma decoração sofisticada e elegante, eu vou te recomendar uma jovem arquiteta e decoracora que sigo, sou fã e já tem projetos incríveis, a ACL.

Com tudo pronto no seu devido lugar, ou quase, você merece um descanso e uma comemoração por finalmente concluir esse longo e desgastante processo. E essa é a melhor parte, curtir. Curtir a novidade, explorar com calma a redondeza, conhecer os vizinhos e quem frequenta o bairro, usufruir das instalações do condomínio e é claro, aproveitar cada canto do seu novo lar. Festa, jantar, série, jogos, comemore, faça o que quiser, mas não esqueça de agradecer pela sua conquista e pela sua vida. 

Já estamos ansiosos para saber os seus primeiros momentos marcantes na sua nova casa. Conta aqui pra gente o que já rolou, mande fotos da sua decoração nova, fale aqui qual etapa foi mais difícil e o que foi mais fácil, qual empresa você recomenda e qual nem tanto. 

Essa é a Comunidade Vertra, o espaço para a troca de informações e experiências que vão ajudar na construção de lares cada vez mais incríveis e únicos.

Agora que você já está por dentro de tudo que tal conhecer a nossa plataforma, criar a sua conta e já favoritar seus imóveis favoritos para acompanhar as atualizações?!

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *