6 passos para escolher o imóvel certo para você

Você usa alguma estratégia para escolher ou comprar sua casa nova? Se não, veja essas dicas!

6 passos para escolher o imovel certo para sua familia

Você já se fez algumas dessas perguntas?

  • Qual a melhor forma de escolher um imóvel?
  • Qual a casa certa pra mim?
  • Onde devo morar?
  • Qual o melhor bairro para minha família?
  • Quais apartamentos sou capaz de comprar?
  • Qual valor eu consigo financiar?

É super normal ter dúvidas assim quando pensamos em mudar, comprar um novo imóvel ou ir em busca de um novo lar. Você já deve ter passado por isso, se não, com certeza irá passar. 

Estamos aqui para te dar algumas dicas de como responder essas perguntas e escolher o seu novo lar sem estresse e com assertividade.

6 passos para escolher o imóvel certo para você

Passo 1: Pense nos protagonistas

Quem são as pessoas que irão morar nesse novo lar? Apenas você ou há parceiros, filhos ou familiares? Onde essas pessoas trabalham ou costumam ir frequentemente? Escolas, casa de familiares, hospitais ou shoppings são pontos relevantes?
Pense em tudo isso e liste, em ordem, aqueles lugares que são mais visitados durante a semana. A ideia aqui é economizar tempo e dinheiro. Você pode anotar em um caderno ou virtualmente.

Passo 2: Procure pela região certa

A partir da lista e das necessidades levantadas, qual a região mais apropriada para você ou vocês morarem? Obviamente há coordenadas perfeitas, mas amplie um pouco seu raio neste momento para encontrar os melhores imóveis da região. Você talvez encontre um imóvel incrível a poucos quarteirões de onde traçou o ponto ideal. Use os filtros do nosso mapa para ver as principais facilidades das regiões. 

Passo 3: Defina quais bairros te atendem

A partir do raio ou da região traçada, quais bairros atenderão seus requisitos? Nesta etapa vale pensar sobre a valorização e o fluxo de trânsito nas ruas de cada bairro. Você pode preferir avenidas grandes para facilitar o acesso, ruas poucos movimentadas para favorecer o silêncio ou ruas movimentadas para maior segurança.

Passo 4: Calcule o seu potencial de compra

Ter o dinheiro à vista para comprar um imóvel é raro, mas com a sua renda atual você já pode pegar um financiamento. O pagamento é diluído nos próximos anos, onde as opções mais comuns são 5, 15 e 30 anos. Com essa calculadora você consegue saber o valor do imóvel que sua renda é capaz de comprar utilizando um financiamento. Confira o seu potencial de compra e filtre suas próximas buscas para ver os imóveis certos, nesse momento, para você. 

Passo 5: Escolha as características do imóvel que deseja

Com o valor limite já estabelecido, não perca tempo olhando imóveis que não tem tudo o que você precisa. Selecione a área mínima que te interessa, a quantidade de quartos, banheiros e vagas que vão te atender. Há algum opcional que é indispensável para você? Apartamento mobiliado, vazio ou reformado? Área de lazer com piscina, churrasqueira ou quadra? O ideal é que você salve os filtros para que não precise refazer a busca sempre que voltar ao site.

Passo 6: Selecione os favoritos e agende as visitas

Por fim, selecione os seus imóveis favoritos e confira suas descrições, veja os detalhes que você ainda não tinha visto e descarte aqueles que não cumprirem suas exigências. Confira se a taxa de condomínio ou IPTU estão dentro do orçamento, se o andar é o que você deseja e se tem tudo aquilo que você queria através das fotos, descrições ou visitas virtuais. Agora é só entrar em contato para marcar com o corretor de te levar aos imóveis e finalizar a escolha dos seus preferidos. Não se esqueça de, na visita, conferir a iluminação e ventilação natural do apartamento, o sol e o vento na hora certa podem te economizar dinheiro e estresse.

Seguindo esses passos você encontrará o imóvel perfeito para você e para sua família. Aquele que atenderá às necessidades do dia a dia, trabalho, compras, hobbies e te trará o conforto que você deseja. 

No site da Vertra possuímos mais de 600 mil imóveis espalhados pelas cidades de São Paulo e Belo Horizonte, tenho certeza que lá você vai encontrar o seu.

Boa sorte na busca pelo seu imóvel!

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *