Como utilizar o FGTS para comprar sua casa?

Tudo o que você precisa saber para utilizar o FGTS para comprar a sua casa nova.

FGTS para comprar sua casa

Quando é possível utilizar o FGTS para comprar minha casa?

O sonho da casa própria é um grande plano de vida de inúmeras famílias brasileiras. É, possivelmente, a maior aquisição que a grande maioria das pessoas realizará em sua vida. A decisão de comprar um imóvel vem acompanhado de diversos outros questionamentos, sendo um dos principais deles a forma que será realizado o pagamento por parte do comprador. Neste caso, a possibilidade de sacar o FGTS para auxiliar no pagamento é uma das maneiras mais utilizadas hoje em dia, sendo uma ferramenta de grande ajuda num momento tão importante como este.

O FGTS é o Fundo de Garantia de Tempo de Serviço, ou seja, um fundo pago pelo empregador ao funcionário que fica retido na Caixa Econômica Federal em contas abertas automaticamente com o contrato de trabalho. Este fundo foi criado pelo governo para ser uma reserva de dinheiro para o trabalhador e também financiar habitações populares e obras relacionadas, como saneamento básico e infraestrutura.

Existem algumas vantagens na utilização do FGTS para aquisição de um imóvel residencial. Caso tenha um valor alto de FGTS para receber, poderia sacar este dinheiro para fazer a aquisição do imóvel à vista. Mas caso não seja suficiente, poderá utilizar qualquer valor do FGTS para realizar o pagamento da entrada em um financiamento, por exemplo.

 

Para se adquirir um imóvel fazendo uso do FGTS,  é preciso cumprir alguns requisitos básicos, sendo estes:

1. Ter pelo menos três anos de carteira assinada, podendo ser com diferentes empregadores e sem necessidade de ser um período contínuo, ou seja, você pode ter trabalhado um ano em 2012, por exemplo, e outros dois anos a partir de 2017.

2. Não ter nenhum outro financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação (SFH) em nenhum outro estado do país;

3. Não ser dono, promitente comprador, usufrutuário ou cessionário de imóvel residencial em área urbana no município, municípios limítrofes ou região metropolitana onde pretende comprar o novo imóvel, ou seja, se tiver um imóvel em São Paulo, poderá comprar outro em Belo Horizonte, por exemplo, mas não na capital paulista ou em sua região metropolitana;

4. Trabalhar ou morar no município onde o imóvel que pretende comprar utilizando o FGTS;

5. Caso o FGTS seja utilizado para quitar um saldo devedor de um financiamento ativo ou amortizar o valor de suas parcelas, é preciso que o financiamento esteja com o pagamento em dia quando a solicitação do uso do FGTS for realizada;

6. O comprador do imóvel deve ser o titular ou coobrigado no financiamento que se pretende pagar parte do valor das prestações. Ou seja, não pode usar o FGTS para quitar o imóvel de um irmão, amigo ou outro parente se o nome de quem for sacar o benefício não constar no contrato.

 

Além destes requisitos básicos, também é necessário que o imóvel escolhido cumpra algumas regras para que seja possível utilizar o FGTS:

  • O imóvel precisa ter como finalidade a moradia do titular em questão;
  • O imóvel precisa estar localizado em área urbana e ser para fins residenciais;
  • Caso o imóvel esteja em construção ou trata-se de um terreno, não pode ter sido objeto de utilização do FGTS hà pelo menos três anos, ou seja, se você tiver utilizado do FGTS para realizar a compra ou financiamento deste imóvel em 2019, só podera utilizar novamento em 2022;
  • O imóvel desejado será vistoriado e deve estar em plenas condições de habitabilidade para que o uso do FGTS seja aprovado.

 

Existe também um limite no valor do imóvel que pode ser financiado com FGTS. Estes valores acabam por mudar e a melhor opção é conferir diretamente nos órgãos oficiais antes de iniciar o processo.

Agora que você já sabe quais são as regras para utilizar o seu FGTS na compra da casa dos seus sonhos, descubra também como fazer para sacar este valor!

E claro, não se esqueça que conferir os novos imóveis que acabaram de entrar na nossa plataforma.

Deixe um comentário

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *